O PNAIC NA UFRJ

O PNAIC NA UFRJ

Em 2012, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, através da Faculdade de Educação, estabeleceu uma parceria com o Ministério da Educação para viabilizar o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa no Estado do Rio de Janeiro, onde 92 municípios fluminenses fizeram a adesão.

Ao longo do ano de 2013, a equipe formada por coordenação (geral e adjunta) supervisores, formadores e professores participantes realizaram trocas de saberes no sentido da construção de elos e movimentos de (trans)formações objetivadas pelas diretrizes do PNAIC.

Observamos que essas trocas realizaram o estreitamento dos laços e relações, outra ou uma nova perspectiva de diálogo entre Escola Básica e Universidade. Nos anos seguintes, até então, o PNAIC/UFRJ vem estabelecendo maiores aproximações com educadores alfabetizadores e formadores de alfabetizadores, propondo-lhes novas perspectivas no tocante à reflexão teórico-metodológica em face da alfabetização de crianças. A proposta em questão se pauta nas possibilidades de pensar a formação continuada enquanto um caminho potencial para a melhoria da prática docente e das socializações de experiências bem- sucedidas que ocorrem no chão das escolas.

(Fonte: Livro PNAIC/UFRJ 2013, p. 12)